O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS CONSELHOS MUNICIPAIS

Os conselhos municipais, formados por representantes da Prefeitura e da sociedade civil, contribuem para a definição dos planos de ação da cidade, através de reuniões periódicas e discussões. Cada conselho atua de maneira diferente, de acordo com a realidade local e com a sua especificação. Dentre as suas atribuições inclui-se a defesa dos direitos dos cidadãos.

Os conselhos funcionam como organização capaz de estreitar a relação entre o governo e sociedade civil a partir da participação popular em conjunto com a administração pública nas decisões regentes na sociedade. Um exercício de democracia na busca de soluções para os problemas sociais, com benefício da população como um todo. O número de Conselheiros, ou membros titulares varia de acordo com o tipo de Conselho, mas a sua composição é paritária e definida por decreto. Cada conselho é estabelecido a partir de um projeto de Lei, na qual deverá conter as suas competências e representantes, entre outras informações. O mandato e os representantes também variam de acordo com o conselho.

 

CONSELHOS MUNICIPAIS EXISTENTES EM PARAGUAÇU-MG NO ÂMBITO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL:

 

CMAS - CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL;

 

CMDCA – CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE;

 

VENHA PARTICIPAR DAS REUNIÓES!!! PROCURE A SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E SE INFORME DOS DIAS, HORÁRIOS E LOCAL DAS REUNIÕES!!!