Brasão de Paraguaçu

brasao

 

SÍMBOLO

SIGNIFICADO

escudo

 O ESCUDO CLÁSSICO FLAMENGO – IBÉRICO OU  PORTUGUÊS, ERA USADO EM PORTUGAL NA ÉPOCA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL HERDADO PELA HERALDICA BRASILEIRA PELOS PRIMEIROS COLONIZADORES E DESBRAVADORES DE NOSSA PÁTRIA E SUA ADOÇÃO REPRESENTA UMA HOMENAGEM DO MUNICÍPIO DE PARAGUAÇU A ESSES INTREPIDOS DESBRAVADORES. 1a) ESCUDO – DESCRITIVO – O ESCUDO APRESENTA-SE EM CAMPO BRANCO, SIMBOLIZANDO HERALDICAMENTE A PAZ, A PUREZA, A RELIGIOSIDADE E O ESPIRITO DE ORDEM E TRABALHO DE SEU POVO.

Rio

 

O SAPUCAI, QUE E O PRINCIPAL RIO DA REGIÃO, E QUE DIVIDE O MUNICIPIO DE PARAGUAÇU COM O MUNICÍPIO DE ELOI MENDES, OS TRÊS PEIXINHOS QUE APARECEM NO RIO, REPRESENTEM UM RIO PISCOSO E SUAS TRÊS PRINCIPAIS ILHAS.

 

 comercio

 CAPACETE ALADO (MERCÚRIO), REPRESENTANDO O COMÉRCIO DO MUNICÍPIO.

estrela

 ESTRELA DE CINCO PONTAS , SIMBOLIZA O DISTRITO DE PARAGUAÇU, DENOMINADO GUAIPAVA.

matinada

 

 SERRA MATINADA, QUE FOI O MAIS IMPORTANTE MARCO DAS DUAS SESMARIAS, DAS QUAIS UMA PARTE FOI DOADA PARA A CONSTRUÇÃO DO MUNICÍPIO.

 

escapulario

 ESCAPULÁRIO DE NOSSA SENHORA DO CARMO, A PADROEIRA DO MUNICÍPIO.

igreja

 

CAPELA, REPRESENTANDO A PRIMEIRA IGREJINHA CONSTRUIDA PELOS SEUS FIÉIS RELIGIOSOS.

 

industria

 

 RODA DENTADA, SIMBOLIZANDO AS INDÚSTRIAS DA REGIÃO.

pecuaria

  VACA, SIMBOLIZANDO A PECUÁRIA DA REGIÃO, DE GRANDE EXPRESSÃO ECONÔMICA PARA O MUNICÍPIO.

torres

 

 COROA MURAL EM PRATA, DE OITO TORRES, AMEADAS, DAS QUAIS APENAS CINCO NÃO VISÍVEIS, E SUAS PORTAS ABERTAS EVIDENCIANDO O CARÁTER HOSPITALEIRO DO POVO DE PARAGUAÇU. O METAL PRATA, TEM O SIGNIFICADO HERALDICO DE AMIZADE, TRABALHO, PROSPERIDADE, VERDADE, LEALDADE, NOBREZA E INTEGRIDADE.

SUSTENTAM O ESCUDO A ESQUERDA, UMA HASTE DE CAFÉ E A DIREITA, UMA HASTE DE MAROLO, AMBOS FRUTADOS E NO NATURAL, LEMBRANDO OS PRODUTOS ORIUNDOS DA TERRA DADIVOSA E FÉRTIL.  

cafe

 

O CAFÉ CONSTITUI A BASE DA ECONOMIA MISTA DO MUNICÍPIO.

marolo

 MAROLO, UMA FRUTA NATIVA DA REGIÃO.

 

 LISTEL( Fita onde é escrita uma divisa) EM BRANCO, REPRESENTANDO HERALDICAMENTE HARMONIA, PAZ E PUREZA, TENDO EM SUA PARTE CENTRAL O TOPÔMIMO DA CIDADE. A ESQUERDA A DATA DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA, E A DIREITA A DATA EM QUE PARAGUAÇU FOI ELEVADA A CATEGORIA DE CIDADE.

Lei Numero: 911
Data: 02/10/1987
Prefeito: Gantus Nasser
”Cria os Símbolos Municipais de Paraguaçu ”